domingo, 16 de março de 2008

Livro conta a verdade sobre a medicina do seriado "House"

Eu quero!!!


Segue a reportagem:

A biblioteca dos fãs de séries ganhou mais um título: "A Ciência Médica de House". O ex-repórter de saúde da CNN Andrew Holtz explica o que há de verdade e o quanto é ficção nas doenças do seriado estrelado pelo ator britânico Hugh Laurie.

Na série, o irônico e anti-social Dr. Gregory House e equipe atendem casos bizarros e difíceis no fictício Hospital Princeton-Plainsboro. Entre eles, uma mulher que dorme 18 horas por dia (e já passou por diversos médicos sem receber diagnóstico) e um universitário que sofre espasmos, mas ninguém parece descobrir a causa.

House também é famoso pelo modo pouco convencional no trato com os pacientes e por suas recomendações nada ortodoxas, como fumo contra uma inflamação no intestino. No Brasil, a série é exibida pela Record, na TV aberta, e pelo Universal Channel.

Holtz aproveitou o inusitado das doenças e dos tratamentos como ponto de partida. Entrevistou profissionais, pesquisou publicações científicas e fez um livro que mistura curiosidades da série e comentário sobre a relação entre médico e paciente.

Nos Estados Unidos, o livro dividiu os fãs. Afinal, o texto de Holtz está longe do tom do seriado. Ele escreve de modo didático, com ênfase na vida real. Os episódios de House servem antes de tudo como ponto de referência e chamariz para o público.

Entre as questões abordadas por Holtz estão: perder a consulta no oculista pode revelar uma doença genética? Um adolescente adotado ao nascer pode correr risco de vida porque a mãe biológica não tomou vacina? Como a fé de um marido na fidelidade da mulher pode determinar qual tratamento irá curá-la e qual irá matá-la?

Embora não se esteja no mesmo patamar de sucessos como "Lost" e "24 Horas", que inspiraram diversas publicações, "House" deu origem a pelo menos mais dois livros nos Estados Unidos no ano passado. "The House That Hugh Laurie Built: An Unauthorized Biography and Episode Guide" é um detalhado guia dos episódios até a terceira temporada (mais de 230 das 335 páginas do livro) acrescido de biografia concisa de Laurie.

O outro é "House Unauthorized: Vasculitis, Clinic Duty, and Bad Bedside Manner", uma coleção de ensaios 20 autores especulando sobre diversos aspectos do seriado, desde o motivo pelo qual o dr. House contratou os membros de sua equipe, Foreman, Cameron e Chase, e como ele seria se fosse encanador e não médico.


http://www.paraiba.com.br/noticia.shtml?63774

2 pessoas comentaram:

Muito interessante o seu blog, gosto da temática "Séries"

www.blogonauta1.wordpress.com

eeba
fiz uma blogger feliz xD
quando me colocar nos links avisa
q eu coloco aqui tbm
grande abraço
Quaresma, hora de refletir!

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More