quinta-feira, 11 de junho de 2009

Happy Birthday, Hugh Laurie!

E Hugh Laurie completa hoje meio século de vida! Nem preciso dizer que ele é que nem vinho, pois isso é consenso entre a mulherada.


No momento, está curtindo o final das férias de House, antes de começar as gravações da sexta temporada, que estréia em setembro. Além de cultivar uma barba nada sexy...


James Hugh Calum Laurie nasceu em Oxford, Inglaterra, em 11 de junho de 1959.

Laurie estudou em Eton e em Cambridge. É filho de um médico, é ganhador da medalha olímpica de remo, e fez parte da equipe junior de remo de Inglaterra (1977) e Cambridge (1980).

Seu pai, William George Ranald Mundell, e a mãe, Patricia, são ambos de ascedência escocesa. É o mais novo de quatro irmãos. Tem duas irmãs e um irmão, Charles, que trabalha que é advogado/pastor na Escócia. Hugh tentou também uma carreira como remador, mas foi forçado a abandoná-la quando contraiu mononucleose. Hugh também é excelente pianista e guitarrista. E também, cantor, escritor, enfim, é um homem de mil e uma utilidades, o sonho de 10 entre 10 mulheres...

Sua carreira começou em 1978, quando conheceu Emma Thompson em Cambridge e ambos fundaram a "Footlights". Em 1980 foi apresentado por Emma a Stephen Fry, com quem manteve durante anos uma parceria profissional, que incluíram as séries "A bit of Fry and Laurie", "Jeeves and Wooster", "Alfresco", "Blackadder" entre outras. Seus outros trabalhos na TV incluem as séries "Fortysomething", "All or nothing at all", participações em "Spooks", "Life with Judy Garland: Me and My Shadows" (em que faz Vincente Minelli), "Family Guy", "Friends" e outros.

No cinema, Hugh interpretou o marido de Imelda Staunton em "Razão e Sensibilidade", de 1995 (o personagem mais hilário do filme), e em"Peter's friends" ("Para o resto de nossas vidas"), de 1992. Também esteve em "O vôo da Fênix", "Girl from Rio", "Maby Baby", "Cousin Bette" entre outros. Além dos infantis "Stuart Little" e "101 dálmatas". Seus filmes mais recentes são "Os reis da rua" e a voz do Dr. Barata em "Monstros vc Alienígenas".

Hugh também se dedica à carreira de músico. Juntamente com colegas da TV, como Greg Grunberg, de "Heroes" e James Denton, do seriado "Desperate Housewives", formam a "Band from TV", uma banda que tem como objetivo arrecadar dinheiro para diversas instituições de caridade. Hugh toca piano no projeto.

Além de ator, Hugh é também escritor. Seu primeiro livro é chamado "The Gun Seller" (1997) e tem mais um a caminho, "The Paper Soldier", que deve ser lançado até o fim do ano. Hugh é formado em Antropologia e Arqueologia pela faculdade de Selwyn, Universidade de Cambridge.

Hugh é casado com Jo Green desde 16 de junho 1989, e tem três filhos (Charlie, 21 anos; Bill, 19 anos e Rebecca, 16 anos). Stephen Fry, por sua vez, é seu melhor amigo, foi seu padrinho de casamento e é também padrinho dos seus três filhos.

0 pessoas comentaram:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More