quarta-feira, 15 de outubro de 2008

A evidência está aí: Gil Grissom é insubstituível


A estrela de CSI se prepara para sair, mas deixou uma inegável marca no show.

por: Paige Newman

O Gil Grissom de CSI é uma rara criação da TV. Ele é a mistura de Joe Friday com Bill Nye o Science Guy. Ele é Sherlock Holmes e Dr. Watson juntos numa mesma pessoa. Ao contrários dos outros líderes de CSI, Horatio Caine em Miami e Mac Taylor em New York, Grissom é cientista, não um policial.

Ele não é alcançado, ele lida somente com o que aparece. Sua presença no drama da TV é uma contradição, porque ele evita o melodrama.

Se você realmente quer conhecer Grissom, examine seu escritório. Note o feto de porco com radiação (Miss Piggy), o escorpião de duas cabeças e o peixe que canta acima de sua porta. Ele é um cara que anda de montanha russa após terminar o expediente, seus relatórios e passa seu tempo livre estudando insetos. Um de seus momentos mais românticos com Sara Sidle foi quando ambos usavam máscara para proteção contra abelhas.

Se você quer um herói dramático comum, vá assistir CSI Miami, Horatio Caine remove seus óculos de sol algumas milhares de vezes mais.

O papel de Grissom no show sempre foi como o pragmático. Enquanto ele se ressente pela vítima, a maior parte do tempo ele está fascinado pelos detalhes do caso. Apesar de resolver “quem fez isso” é o verdadeiro porque e especialmente o como que o dirige. Ele nunca deixa de ser a pessoa mais curiosa na sala.

Não espere uma saída dramática para Grissom. Claro, a CBS irá promover sua eventual saída (no 10º episódio da temporada) como se ele fosse pular de um penhasco, mas não é isso que vai acontecer no show.

As chances de Grissom levar um tiro, ter um colapso mental, matar alguém num acesso de raiva ou jogar o carro numa parede é muito improvável. Isso não é o que ele é. Sua saída será natural, não permanente (William Petersen já sugeriu que ele faça uma eventual participação, ele ainda é o produtor) e providencie um gentil até breve para seus colegas de trabalho que sentirão muito sua falta.

Grissom sempre manteve a equipe unida, o que pode gerar um pequeno drama, disperse e muito envolvido com os suspeitos, focados nas evidências. Sem ele, provavelmente eles se sentirão órfãos. O equilíbrio do Show está no limite do turno sem o jeito paternal que ele guia Nick, Greg e Hodges, ou no jeito que ele equilibra a empatia emocional de Catherine pelas vítimas. Ele e Sara era nerds da ciência. E sem eles o show terá que mudar.

Fonte: www.csibrasil.net

0 pessoas comentaram:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More