terça-feira, 22 de novembro de 2011

Rizzoli & Isles 1x01 - See One, Do one, Teach One



Rizzoli & Isles é uma série que começou muito bem cotada. Com Angie Harmon (Law & Order) e Sasha Alexander (NCIS) como protagonistas, logo no episódio piloto, conseguiu a maior audiência de um piloto na história dos canais a cabo.
A série, mostra a amizade da detetive de homícios Jane Rizzoli (Angie Harmon) e da médica legista Maura Isles (Sasha Alexander) e tudo o que acontece entre as investigações dos assassinatos e suas rotinas pessoais.
A série conta ainda com um elenco muito bom, com Lorraine Braco (The Sopranos), Jordan Bridges (Conviction), Bruce McGill (MacGyver) e Lee Young Thompson (The famous Jatt Jackson, da Disney).
A série tem como proposta, ser inspirada na série de livros de Tess Gerritsen, a criadora das personagens Rizzoli & Isles. A série, em si, é muito mais tranqüila e menos densa que os livros, mas em alguns aspectos ainda preserva a ligação com os livros. (Na minha singela opinião, a série é uma comédia romântica lésbica enquanto os livros realmente são sobre as investigações criminais, cheguei a me “decepcionar” a primeira vez que li o livro e não vi aquela química que existe entre as protagonistas na série acontecer nos livros. Enfim, coisas de fã...)
O episódio piloto, See One, Do One, Teache One, é inspirado nos livros “O cirurgião” e “O Aprendiz” o que te deixa frustrado se você quiser ler os livros depois de ver a série afinal, você já sabe o que vai acontecer.
Começamos de modo tenso, mostrando um assassinato de um casal, de modo cruel e logo, cortamos para uma cena bem família, Jane Rizzoli jogando basquete com seu irmão mais novo, Frankie (Jordan Bridges). Vemos como eles são unidos e que a mãe deles, Angela (Lorraine Bracco) é a típica mãezona italiana, que adora reclamar de tudo que os filhos fazem, principalmente ao entrar na cozinha e ver Jane usando seu pano de prato favorito (!!!!) para estancar o sangue do nariz que Frankie deu uma cotovelada.
Vale ressaltar que a musiquinha de abertura é “I’m shipping up to Boston” do grupo Dropkick Murphys, os caras são muito bons!
Na cena do crime, Maura Isles (Sasha Alexander) chega em seu Prius preto (está no livro, olha bem pra mim, você acha que eu vou saber marca de carro?!) e a repórter tenta alguma informação com ela (sendo que ela acabou de chegar na cena, faz muito sentido, né?!)
Ao chegar na cena do crime, Jane discute com Crowe (se você assiste The Good Wife, irá reconhecê-lo como Matan) e ela logo percebe que seu parceiro, Frost (Lee Young Thompson) está “chamando o Hugo” do lado de fora da casa. (O coitado não tem estômago pra ver cenas de crimes, é até engraçado, por que ele é um detetive de homicídios, oi?!)
Crowe diz que a cena do crime pode trazer algumas lembranças e Jane pergunta o que isso quer dizer, mas Crowe apenas fala para ela “se divertir”. Jane então aperta as mãos, e podemos ver que as palmas das mãos dela têm cicatrizes idênticas, e Frost pergunta se estão doendo, mas ela desconversa, dizendo que vai chover.
Ao encontrar com Korsak (Bruce McGill), um detetive que deveria estar de férias, Jane percebe que o caso é mais sério do que pensava.
Maura está examinando o corpo da vítima quando Jane aparece e logo, identifica o que aconteceu com o nariz de Jane, dizendo que a cartilagem está fora do lugar e que não é nada “desfigurante” e então, Jane pede que Maura coloque seu nariz no lugar. Perguntando se Jane não consegue fazer nada menos perigoso, como ioga, Jane ri e Maura avisa que pode doer um pouco. (para aqueles espectadores agraciados com o dom de entender subtextos – ou os famosos shippers – a série está feita. O clima entre Maura e Jane é totalmente assim, quase um inuendo lésbico gritante. Okay, parei. POR ENQUANTO)
Maura coloca o nariz de Jane no lugar e as duas voltam a se preocupar com o caso. A esposa da vítima, um homem que teve a garganta cortada. As condições do assassinato, realmente fazem Jane lembrar um outro caso que ela trabalhou, sobre “O cirurgião”, Charles Hoyt.
Então aparece o maior idiota do FBI DO UNIVERSO. Agente Gabriel Dean, dizendo que ele está ali apenas para observar e Jane fica toda irritadinha. (Não sei se deu pra perceber o quanto eu odeio o Dean, ou deu?! Mas, atenção, eu odeio o Dean da série, que interfere no meu casal lésbico. Nos livros, ele até que não é de todo ruim.)
Korsak então, descobre sêmen na poltrona onde a esposa da vítima possivelmente estava sentada e Jane e Frost vão para o presídio, fazer uma visita para Charles Hoyt.
Jane fica levemente apreensiva, e Hoyt chega com um sorriso imenso nos lábios, provocando Jane e ela direto ao assunto, perguntando quem foi que ele ensinou a ser como ele na faculdade de medicina, e ele responde que largou a faculdade, mas ela joga na cara dele que ele foi expulso após ser pego “se divertindo” digamos assim, com um cadáver. Hoyt é sensacional, galera. xD
Hoyt diz que quer ver as cicatrizes nas mãos de Jane, e descobrimos que foi ele quem as fez, na época que ela estava atrás dele. Ele continua provocando Jane, perguntando se ela sonha com ele, pois ele sonha com ela todas as noites. Quando ela responde, ele acaba respondendo a pergunta que ela quer, dizendo que sim, há um “amigo” dele fazendo a mesma coisa que ele fazia com suas vítimas.
Jane então recebe um telefonema, dizendo que encontraram a esposa da vítima e ao chegar no local, ela passa batom e tenta arrumar o cabelo, principalmente depois que vê que Dean está no local. (ggggggggrrrrr). Maura está examinando o corpo.
De volta ao necrotério, Dean pede que Maura faça um exame para ver se há sêmen na vítima. Jane questiona Dean como ele sabia que o exame daria positivo e ele sai, sem responder a pergunta dela.
No presídio, Hoyt finge que está passando mau e tchuru-ru, é levado para a enfermaria.
Jane oferece atum para Maura e esta aceita, Dean chega e pergunta se elas estão comendo comida de gato. Ele então diz que Hoyt fugiu da cadeia e Jane fica temerosa, mas vê na gravação do presídio que Hoyt está mandando uma mensagem para ela.
À noite, Frost e Frankie estão tentando fazer com que Jane fique protegida. Jane então está passando aspirador de pó quando sua vizinha, Marissa, aparece, perguntando se está tudo bem, pois ela só limpa a casa (!!!!!!!) quando tem um caso ruim para resolver. Outra pessoa bate na porta e Jane abre, sem a menor vontade, para que sua mãe entre.
Angela então começa a limpar a casa. Jane se irrita, pega a chave do carro e vai para... A CASA DA MAURA! Quando ela chega, no meio da noite e Maura abre a porta, todos nós nos perguntamos o mesmo que Jane. “Porque sempre parece que você está sempre pronta para uma sessão de fotos?” Na cozinha, Maura entrega uma taça de vinho branco para Jane e eu JURO que você precisa assistir para entender o que é a QUÍMICA que essas duas têm. É SÉRIO.
Jane então leva um susto ao ver Bass, o cágado, repita comigo: Cágado que a Maura tem em casa. Gente, sério, não é uma tartaruga (como a Jane adora encher o saco da Maura, é um Cágado!!) que adora morangos ingleses. (Vai tentar dar um de Atibaia pra ele pra você ver o que acontece, vai... TÁ, PAREI.) Jane pergunta se Bass seria um nome de um ex-namorado e Maura diz que o nome é por causa de William M. Bass, um famoso antropologista forense. (dá um Google aí que eu estou com preguiça de explicar quem é). “Ah claro, esse Bass.” Pode dizer que foi a sua resposta também, vai.
Jane e Maura vão para o quarto de Maura e Jane pergunta quanto tempo uma pessoa consegue passar sem dormir e Maura explica tudo para ela. “Uau, melhor que a Wikipedia.” A campainha toca e Dean vai entregar alguns documentos para Maura. Quando Maura volta para o quarto, Jane já está deitada na cama e quando Maura deita ao seu lado, ela solta a pérola do episódio: “Então, é só uma festa do pijama ou esta é a sua maneira de dizer que está atraída por mim?” SE SEGURA NA CADEIRA QUE ESSE É SÓ O PILOTO, AMIGO.
Elas têm uma conversa totalmente desnecessária sobre o tal do Dean e Jane diz que nunca teve tanto medo.
Na manhã seguinte, Jane leva café para Korsak e diz que não é culpa de Frost que ele é seu novo parceiro e eles discutem sobre o café e o fato que eles não são mais parceiros. Eles pedem desculpas e o telefone toca, outro assassinato, do mesmo jeito que o primeiro.
Logo em seguida, eles acham a esposa da vitima, da mesma maneira que encontraram a primeira, e Jane manda esconder os carros, pois vão deixar o corpo onde está como isca para o assassino. Maura fica doida com isso, mas aceita, principalmente depois que Jane pede para que ela “faça isso por mim”.
À noite, dentro do carro, com Korsak, Jane percebe que tem um animal dentro do carro, que está fedido e Korsak diz que é Jo Friday, uma cadelinha fedida, ele coloca a cachorra no colo de Jane e sai para “tirar água do joelho”. Como ele demora para voltar, Jane começa a ficar preocupada e sai do carro e vê um cara correndo. Claro que ela sai correndo atrás do cara e o derruba na lama, e o cara é o agente Dean. HAUHAUHAUHA. Logo eles ouvem Korsak pedindo ajuda, Hoyt o acertou na garganta com um bisturi.
Jane chega no necrotério com Jo Friday no colo, reclamando com Maura que ela não a avisou que Dean estava lá. Elas discutem e Maura manda Jane dar um banho na cachorra pelo menos.
Dean aparece na casa de Jane e ela pergunta como ele passou por Frost e este diz que Dean não passou. O chato então pede pra entrar e Jane diz que não vai se desculpar. Jane então, no maior estilo criança birrenta, se desculpa e pergunta – na maior má vontade- se ele quer café. O besta, que não percebeu que ela REALMENTE não se importa com ele, aceita e entra na casa, conversa fiada vai e vem, ele pergunta sobre as cicatrizes dela e diz apostar que ela jamais havia pensado em sair da polícia. (pra um cara que mau chegou na série, ele é MESMO um pé no saco intrusivo.) Ela diz que sim, quando Hoyt a prendeu ao chão (não é o verbo que eu preciso, mas pensar em Inglês dá nisso) pelas mãos com os bisturis pregados nas mãos. (sacou o que acontece com as cicatrizes dela?) e no meio dessa conversinha, descobrimos que Korsak foi quem a salvou. Dean então pergunta se ela quer que ele passe a noite ali. “NÃO! Não... quer dizer... nãão.... não!” Jane responde pra ele. AMIGO, CAI FORAAAAA!
No dia seguinte, Maura aparece com dois cafés na mão e entrega um para Jane, no momento que Angela está telefonando, e Jane não atende – aparentemente, mais uma vez- Maura então pergunta qual é o toque que Jane colocou para o número dela, e Jane toca um versão mais grave, no piano, da marcha fúnebre. Maura acha graça e fala que Jane deveria conversar com a mãe e Jane responde que Angela está irritada por ela não querer voltar para casa e dormir na caminha cor-de-rosa dela. Maura diz que sempre quis ter uma caminha cor-de-rosa e Jane diz que queria um cavalo. Então ela pensa melhor e pede para Maura não confirmar que queria ser médica legista desde pequena. Maura fica meio sem jeito e diz: Okay, não confirmo. Maura diz que precisa ir até a polícia federal (ou o FBI) para dar procedimento no caso de Hoyt e Jane fica nervosinha que Maura não pode compartilhar com ela o que está acontecendo e vai atrás de Dean. Na sede do FBI, ela fica sabendo que Hoyt esteve no exército e que possivelmente um colega dele virou seu aprendiz e está assassinando o pessoal com a marca dele. Acontece que alguns dos soldados que foram para o Afeganistão atrás de terroristas tiveram suas identidades trocadas. Ou seja, azedou tudo. Como Hoyt era um boina verde (soldados que fazem esse tipo de trabalho) é possível que o Aprendiz tenha sido um Boina Verde, assim dá pra pegar os dois. Jane, sua linda. Depois da reunião, Dean insiste em querer levar Jane para jantar, mas o chefe dele o chama e Maura liga pra Jane, para dizer que invadiram seu apartamento.
Ao chegar lá, um dos policiais informa para Jane que Maura pediu que ela reconhecesse o corpo de uma moça que foi encontrado perto do apartamento dela, e Jane se desespera, achando que é Marissa, a sua vizinha. Ao entrar no furgão e abrir o saco preto, TADÁ! É o Hoyt, ele usa a arma de choque e paralisa Jane. O policial, na verdade, é o Aprendiz de Hoyt.
Eles estão levam Jane para o meio do nada, na intenção de Hoyt terminar o que começou com Jane. Ele faz um corte do pescoço dela e a deixa sozinha no furgão para preparar alguma coisa. Jane então pega um sinalizador e o acende.
O final, bom, vai assistir que é bem legal, mas te digo, ela não morre, chega em casa – depois de OUTRO fora no Dean – e Maura chega para ajudá-la a limpar a casa, com um filhotinho de cágado – não tartaruga – e Jane chama Maura para ir tomar uns bons drink no bar.
Você dá o fora 3 vezes no cara pra ir tomar uns bons drink com sua “melhor amiga” mesmo depois de passar o maior pesadelo da vida e isso não é amor?! OKAY then, Janet Tamaro... (Produtora executiva da série).

0 pessoas comentaram:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More